quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TRIGONOMETRIA

 1- Um jato, ao levantar voo, mantém um ângulo de inclinação constante de 30º. Determine a distância percorrida por ele em linha reta e em relação ao solo ao atingir a altura de 400m.

2- Determina a altura de um prédio sabendo que seu topo é visto sob um ângulo de 45º a uma distância de 40m de sua base.

3- Determine MN na figura:

4- Determine AB, sabendo que MQ = QA:

ATIVIDADES - PORCENTAGEM - 3º ANO MÉDIO

ATIVIDADES ENVOLVENDO PORCENTAGEM - MATEMÁTICA FINANCEIRA
ALGUMAS ATIVIDADES, EU MESMA ELABOREI, OUTRAS COLETEI DE LIVROS E SITES...
AS PRIMEIRAS SÃO MAIS "MECÂNICAS", AS ÚLTIMAS, COM QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA E EXIGINDO UM NÍVEL MAIOR DE ABSTRAÇÃO.
ESPERO QUE SEJAM ÚTEIS...



1) A quantia de R$ 1143,00 representa qual porcentagem de R$ 2540,00?

2) Sabe-se que 37,5% de uma distância x corresponde a 600 m. Qual a distância 
x?

3) Uma escola tem 25 professores, dos quais 24% ensinam Matemática. Quantos professores ensinam Matemática nessa escola?

4) Na compra de um aparelho obtive desconto de 15% por ter feito o pagamento à vista. Se paguei R$ 102,00 reais pelo aparelho, qual era seu o preço original?

5) Calcule as porcentagens correspondentes:
A) 2% de 700 laranjas
B) 40% de 48 m
C) 38% de 200 Kg
D) 6% de 50 telhas
E) 37,6% de 200
F) 22,5% de 60

6) Calcular o valor de 3,8% de R$2000,00.

7) Qual a taxa percentual que 125 representa de 250?

8) Uma pessoa aplicou R$1300,00 e teve um rendimento de 18% sobre o valor aplicado. Qual foi o valor do seu rendimento?

9) O valor de uma passarem de ônibus foi majorado de R$1,10 para R$1,35. Qual foi a taxa percentual aproximada do aumento?

10) Numa classe, 40% dos alunos são meninas e os meninos são 27. Calcule o número de alunos dessa classe.

QUESTÕES DE VESTIBULAR:

1- (PUCMG – 2009) Pensando em aumentar seus lucros, um lojista aumentou os preços de seus produtos em 25%. Como, a partir desse aumento, as vendas diminuíram, o comerciante decidiu reduzir os novos preços praticados em 25%. Com base nessas informações, é correto afirmar que, após essa redução, as mercadorias
dessa loja passaram a:
a) ter o preço original.
b) ser 5% mais caras.
c) ser 10% mais caras.
d) ser mais baratas.

2- (PUCMG – 1997) Após dois anos de uso, um carro custa R$17.672,00. Sabendo que sua desvalorização é de 6% ao ano, o preço do carro há dois anos era:
a) R$19.792,64
b) R$19.856,25
c) R$20.000,00
d) R$21.200,00
e) R$24.033,92

3- (PUCMG – 1997) Do salário bruto de Paulo são descontados:
INSS
FGTS
IR
4%
8%
15%

Após esses descontos, Paulo recebe o salário líquido de R$2.190,00. O salário bruto de Paulo é:
a) R$2.500,00
b) R$3.000,00
c) R$3.500,00
d) R$4.000,00
e) R$4.500,00

4- (UFMG – 20070 Francisco resolveu comprar um pacote de viagem que custava R$ 4 200,00, já incluídos R$ 120,00 correspondentes a taxas de embarque em aeroportos. Na agência de viagens, foi informado de que, se fizesse o pagamento à vista, teria um desconto de 10%, exceto no valor referente às taxas de embarque, sobre o qual não haveria nenhum desconto. Decidiu, pois, pagar o pacote de viagem à vista.
Então, é CORRETO afirmar que Francisco pagou por esse pacote de viagem
A) R$ 3 672,00.
B) R$ 3 780,00.
C) R$ 3 792,00.
D) R$ 3 900,00.

5- (ENEM - 2007)
A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meia-vida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo corresponde uma meia-vida; a quantidade de fármaco existente no intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo.
O gráfico representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade do fármaco no organismo humano ao longo do tempo.


F.D. Fuchs e Cher I. Wannma. Farmacologia Clínica.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992, p. 40

A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13h30min será aproximadamente de:
a) 10%
b) 15%
c) 25%
d) 35%
e) 50%

terça-feira, 20 de setembro de 2011

TRABALHANDO COM A TURMA DO COCORICÓ...

ATIVIDADES REALIZADAS APÓS ASSISTIR AO FILME:
CHUVA, CHUVISCO, CHUVARADA - TURMA DO COCORICÓ.


1- Organize as letras e forme o nome dos personagens da turma do COCORICÓ:

2- Numerar de acordo com a ordem dos acontecimentos do vídeo CHUVA:
(     )  JÚLIO E ORIBA AGUARAM AS SEMENTINHAS.


(     ) JÚLIO DORMIU E SONHOU QUE TODA A ÁGUA TINHA ACABADO.

(     ) JÚLIO E SEUS AMIGOS SENTIRAM UM VENTINHO DE CHUVA E FORAM PARA AS SUAS CASAS.


(     ) A VOVÓ FEZ BOLINHOS DE CHUVA PARA O JÚLIO.


(     ) JÚLIO E ORIBA SE ENCONTRARAM NO TERREIRO.


(     ) JÚLIO E ORIBA PLANTARAM AS SEMENTINHAS DE FEIJÃO.


(     ) DITO E FEITO GANHARAM BOLINHOS DE CHUVA DA VOVÓ.

3- QUAL É O NOME DA VAQUINHA DA TURMA DO COCORICÓ?

4- VAMOS CANTAR?

CHUVA, CHUVISCO, CHUVARADA

CHOVE, MAS COMO CHOVE
CHUVA, CHUVISCO, CHUVARADA,
POR QUE É QUE CHOVE TANTO ASSIM?

A TERRA GOSTA DA CHUVA
E EU GOSTO DA CHUVA TAMBÉM
ELA LÁ E EU AQUI!
COCORICÓ! QUIQUIRIQUI!

CHOVE, MAS COMO CHOVE
CHUVA, CHUVISCO, CHUVARADA,
POR QUE É QUE CHOVE TANTO ASSIM?

QUANDO CHOVE, A TERRA FICA MOLINHA
A PLANTA FICA VERDINHA
E EU FICO TODO MOLHADO,
COM O NA LAMA
MEU NARIZ TAPADO,
MINHA VÓ ME CHAMA:
- MENINO, VEM CÁ!
VEM TOMAR CHÁ
VEM COMER BOLO DE CENOURA
COM COBERTURA DE CHOCOLATE QUENTE.


BOM, MUITO BOM,
MUITO MAIS DO QUE BOM
É EXCELENTE!

Ó, QUE TARDE TÃO BELA!
BANANA QUENTE NO FORNO
COM AÇÚCAR E CANELA.

CHOVE, CHOVE, CHOVE,
DEIXA CHOVER
ENQUANTO TIVER BOLO DE CENOURA
A GENTE NEM VAI PERCEBER.

CHOVE, CHOVE, CHOVE,
DEIXA CHOVER
COMENDO BANANA QUENTE
A GENTE NEM VAI PERCEBER.


* Faça uma lista numerada em seu caderno, copiando as palavras que estão destacadas na música, em ordem alfabética.

5- PARA COLORIR...

P.S.: PARA ASSISTIR O VÍDEO COM A MÚSICA, É SÓ ACESSAR O SITE DO YOUTUBE:

NÚMEROS PARES E ÍMPARES 3


PAR OU ÍMPAR?

1- A professora VERANICE quer colocar seus alunos em dupla hoje.
Vamos observar a lista de chamada.
Ela coloca P para quem veio à aula e F para quem faltou:

AGORA, COMPLETE:

a) O nome da professora é: _____________________________
b) Nessa turma há ao todo ________ alunos.
c) São _______ meninas e ________ meninos.
d) Nesse dia vieram ________ crianças a aula.
e) Faltaram _______ crianças.
f) Faça um quadradinho para cada criança presente nesse dia e agrupe-os em pares:




g) Irá sobrar alguma criança?
( ) SIM ( ) NÃO

h) O número de crianças presentes na sala é:
( ) PAR ( ) ÍMPAR

2- Observe os números e pinte de azul os pares e de vermelho os ímpares:

NÚMEROS PARES E ÍMPARES 2


1- Forme grupos de 2 em 2. No retângulo, coloque a quantidade e no círculo, escreva P quando for par e I quando for ímpar.

2- Copie os números anteriores em ordem CRESCENTE:
3- Agora, faça a ordem DECRESCENTE:

4- O maior é o _______ e o menor é o _______
5- Faça a escrita literal desses números em seu caderno.

NÚMEROS PARES E ÍMPARES 1

ATIVIDADE PARA O 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I:


1- SEPARE OS ELEMENTOS DOS CONJUNTOS DE 2 EM 2 E COMPLETE. PINTE A FICHA COM O NOME PAR OU ÍMPAR:

2- COPIE OS NUMERAIS DA ATIVIDADE ANTERIOR EM ORDEM CRESCENTE:_________________________________________

3- AGORA, COPIE OS MESMOS NUMERAIS, MAS EM ORDEM DECRESCENTE:_________________________________________