segunda-feira, 24 de outubro de 2011

POSIÇÕES RELATIVAS DE DUAS RETAS

Posições de pontos, retas e planosAo final da apresentação há duas questões para você resolver...Fique bem atento!Faça anotações se julgar necessário...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

LEITURA E INTERPRETAÇÃO - MACACO DANADO

Atividade desenvolvida após a leitura do livro:
MACACO DANADO - JÚLIA DONALDSON



OBSERVE OS ANIMAIS A SEGUIR:

1- De qual deles estamos  falando? Complete de acordo com a história do MACACO DANADO:


Vive saltando. É verde, coaxa e vive na lama.
........................................

É muito grande. Tem trombas e presas afiadas. Suas patas são bem pesadas.
.....................................................

Enrola a cauda em árvores e desliza pela floresta. Põe ovos num ninho.
..................................................

É marrom e peludo. Tem asas, é pequeno e dorme pendurado.
..................................................

Tem pelos pretos e muitas patas. Gosta de comer insetos.
..................................................

Tem bico e vive no topo das árvores. Voa, berra e grita.
..................................................




PEQUENO TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO

Obs.: 
O texto que se segue, foi elaborado a partir de uma história muda trabalhada com alunos da "1ª série" no ano de 2003. A escolha do nome da menina e do cachorro foi feita pelos alunos. Após a criação e registro do texto, elaborei a interpretação do mesmo.
Procurei usar frases curtas e palavras simples, para facilitar a leitura por parte dos alunos ainda em processo de decodificação. Dependendo do nível de leitura em que o aluno está, ainda precisará do auxílio do professor ou algum colega. Por isso, a atividade de leitura sugere que ele o leia para outro colega.
Pesquisando por aqui, encontrei as ilustrações no blog:

APROVEITO E PARABENIZO A PROFESSORA DENISE ALVES PELO SEU BLOG.


A Menina e o cachorro

Amanda é uma menina muito feliz. Ela tem um cachorro chamado Bobi.
A Amanda jogou um pedaço de pau para o Bobi e falou:
- Vai pegar!
O cachorro foi pegar o pau, mas demorou a voltar. A menina pensou:
- Onde será que está o meu cachorro?
O cachorro latiu e veio correndo com um sapato na boca.
Amanda riu muito do Bobi.

INTERPRETAÇÃO:

1- Após ler o texto sozinho, você vai se sentar perto de um colega e um fará a leitura para o outro. Procure ler mais baixo, pois os outros colegas também farão a mesma coisa...

2- Escreva:
a) O título do texto: ________________________
b) O nome do cachorro: _______________________
c) O nome da menina: ________________________

3- Amanda é:
( ) uma menina muito triste
( ) uma menina muito feliz
( ) uma menina infeliz

4- O que a Amanda jogou para o Bobi?

5- O que ela falou?

6- O que Amanda pensou quando procurava o seu cachorro?

7- Como o Bobi voltou?

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS/MATEMÁTICA

CARIJÓ E CELINHA

Carijó é a galinha que vive
no galinheiro da casa da Celinha.

Carijó tem 10 ovos para chocar.
Celinha tirou 2.
Quantos ovos vão sobrar?

Carijó tem agora ____ ovos para chocar.
Se Celinha tirar 3, ____ ovos vão ficar.

Carijó tem _____ ovos.
Celinha tirou 4.
Quantos ovos vão ficar?

Carijó ficou nervosa.
Celinha logo correu.
Mais tarde ela voltou
E um ovo tirou...

COITADINHA DA CARIJÓ!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

FÁBULA: A MULHER E A GALINHA

Fábula:
A MULHER E A GALINHA
(ESOPO)

Uma mulher tinha uma galinha.
A galinha botava um ovo por dia.
A dona da galinha era muito gulosa e gananciosa. Ela queria dois ovos por dia.
Ela pensou e disse:
- Vou dar muita ração para esta galinha. Ao invés de duas vezes, vou tratar dela quatro vezes por dia.
Depois daquele dia, a galinha foi só comento e em pouco tempo estava gorda e preguiçosa e nunca mais botou nenhum ovo.

INTERPRETAÇÃO:

1- Circular no texto com as cores pedidas, o nome das figuras:


2- Escreva:
a) O título da fábula:
_________________________________________

b) O nome do autor da fábula:
_________________________________________

c) O número de parágrafos:
________________________________________

3- A fábula conta a história de:
( ) uma mulher e uma gatinha
( ) uma galinha e um galo
( ) uma mulher e uma galinha
( ) uma mulher e um homem

4- A galinha botava por dia:
( ) três ovos
( ) um ovo
( ) dois ovos

5- A mulher era:
( ) gananciosa e bondosa
( ) bondosa e orgulhosa
( ) gulosa e caridosa
( ) gulosa e gananciosa

6- A mulher queria que:
( ) a galinha engordasse.
( ) a galinha botasse ovos bem grandes.
( ) a galinha botasse mais que um ovo por dia.

7- O objetivo da mulher foi alcançado? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- Dê um outro título para essa fábula.
______________________________________

9- Escreva no balão o que a mulher disse:




10- Ilustre a parte que você achou mais interessante.



terça-feira, 4 de outubro de 2011

MUDANÇA DE FASE - ATIVIDADES PARA O SEGUNDO ANO

ESCOLA ESTADUAL “PROFESSOR MANUEL RUFINO”
EDUCANDO PARA A VIDA”

ATIVIDADES DE FÍSICA PARA O 2º ANO
3º BIMESTRE

1- Após discussões e anotações feitas em sala de aula, observe o esquema a seguir e escreva qual o processo de mudança envolvido:
1- ____________________________
2- ____________________________
3- ____________________________
4- ____________________________
5- ____________________________
6- ____________________________

2- Pesquise no site:
e descreva as três formas pelas quais pode se dar a VAPORIZAÇÃO.

3- Observe os exemplos a seguir. Escreva qual é e descreva o processo de mudança de fase predominante em cada um:

a) O orvalho que se forma na superfície das folhas ao amanhecer.


b) A naftalina que ao ser colocada nas gavetas, “desaparece”.

c) A água que foi colocada no congelador e se transformou em gelo:

d) A água da chaleira, após atingir determinada temperatura:

4- Clique no link:

Assista ao vídeo e responda as seguintes questões:

a) Por que se pode afirmar que os estados sólido, líquido e gasoso são os três estados principais da matéria? Use exemplos para confirmar sua resposta.

b) Diferencie uma reação endotérmica de uma reação exotérmica.

c) Escreva o processo inverso ao da:
- fusão: ____________________

- vaporização: ___________________

d) Defina a SUBLIMAÇÃO e dê outros exemplos diferentes da naftalina.

e) Diferencie a FUSÃO BRUSCA da FUSÃO VÍTREA e exemplifique-as.

f) Durante o processo de fusão, a temperatura permanece constante. Quando é que ela passa a aumentar? Para que serve o calor absorvido durante a fusão?



GOSTOU DO VÍDEO?

Ele continua no link:


Assim, verá mais sobre as outras mudanças de estado...


BONS ESTUDOS!!!


Abraços,
Sandrinha
4 de outubro de 2011


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ATIVIDADES LÍNGUA PORTUGUESA - 2º E 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

QUESTÃO 1:
Pinte o quadrinho que contém as iniciais dos desenhos:
QUESTÃO 2:

Risque o quadrinho que apresenta o grupo de palavras com o mesmo número de sílabas.

QUESTÃO 3:
Qual é a sílaba do meio do nome da figura:

QUESTÃO 4:

Observe as figuras. Risque o quadrinho em que os nomes das duas figuras inicia-se com a mesma sílaba:

QUESTÃO 5:
Relacione as frases aos desenhos:

QUESTÃO 6:
Marcar a palavra que tem a sílaba final igual a do desenho:


QUESTÃO 7:
Marcar o quadrinho onde está a sílaba mediana do nome da figura: